Multimédia: Líderes no feminino na Nova Women in Business

0

Novo clube da Nova SBE compromete-se a desafiar o papel da mulher no mercado de trabalho.

Grupo de alunas da NOVA SBE fundaram o Clube Nova Women in Business (NWIB). Lançado em Março através de uma conferência com o tema “Será que as mulheres disputam lugares de liderança?”, o clube pretende alertar a comunidade para a desigualdade de género no mercado de trabalho e participar no desenvolvimento pessoal das mulheres.

A apresentação do clube aconteceu no Dia da Mulher e contou com testemunhos femininos de sucesso no panorama empresarial português. O debate centrou-se nos desafios que as mulheres enfrentam na ascensão à liderança, que se prendem com razões pessoais e culturais. Alguns destes motivos que causam a desigualdade de género em lugares de topo nas organizações são, por exemplo, a conciliação da família com a carreira e o unconscious bias por parte das organizações. O termo unconscious bias define o preconceito inconsciente que existe ainda em relação à mulher no exercício de funções profissionais.

Passe o rato pela imagem interativa para conhecer as oradoras

Num ambiente laboral liderado por “homens que, de modo geral, escolhem homens” urge uma alteração na mentalidade das organizações, de acordo com as palavras de Carmen Pignatelli, uma das oradoras do encontro. As empresas devem, como concluído no debate do NWIB, promover soluções que se adaptem às necessidades das mulheres. Um estudo da Grant Thornton revela que as organizações cujos quadros executivos têm, pelo menos, uma mulher são mais produtivas que as organizações com quadros compostos apenas por homens. Logo, as soluções não concernem apenas à mulher, mas a toda a organização.

Passe o rato pela infografia para interagir com ela

O NWIB foi criado com o intuito de ajudar mulheres, particularmente do universo da NOVA SBE, na sua formação pessoal e profissional. Através de workshops, conferências e visitas a empresas, o NWIB assume um papel ativo na preparação das estudantes para que estas se possam destacar no mercado de trabalho. Marta Belo, aluna da licenciatura de Gestão, mostrou-se entusiasmada com a iniciativa: “Fiquei muito contente quando soube que tinham criado este clube, porque é um assunto que muitas pessoas pensam que em Portugal já está ultrapassado e claramente não está”. A aluna salientou ainda a importância de “lançar o debate, sem esquecer que os homens não podem ser deixados de fora do tema”.

O projeto está ainda em fase de recrutamento para a formação da sua equipa, mas participou já em alguns eventos. No dia 22 de Março, em parceria com o Nova Tech Club, promoveu um workshop de introdução ao Design Gráfico. O Nova Women in Business esteve também presente na Microsoft Entrepreneurial Week, uma semana de empreendedorismo organizada pela Associação de Estudantes da Nova SBE, entre 4 e 8 de Abril.

Partilhe.

Sobre o/a autor/a

Envie uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.