Núcleo de Estudantes Católicos chega à NOVA SBE

0

Atividades começaram em Março e a primeira reunião é já no final de Abril.

A School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa já tem um Núcleo de Estudantes Católicos (NEC), criado por Francisco Líbano Monteiro, Mariana Frazão e Matilde Limbert, estudantes desta faculdade. O seu início ficou marcado pela conferência “Liderança Cristã”, no dia 10 de Março.

Os estudantes da NOVA SBE têm “a sorte de estar numa grande faculdade”, afirma Matilde Limbert, acrescentando que os “ensina a ser gestores e economistas de topo”. Porém, para esta estudante, a faculdade não ensina os alunos a defenderem os seus valores enquanto cristãos, nem a afirmarem-se como católicos na sua vida profissional. “Ser católico não é só nas noites de oração ou nas reuniões com os nossos grupos, deve estender-se a todas as dimensões da nossa vida”, esclarece.

 E é por isto mesmo que Matilde Limbert, juntamente com Francisco Líbano Monteiro, ambos estudantes do 2º ano de Economia, com Mariana Frazão, estudante de mestrado em Gestão, criaram o NEC na NOVA SBE, com o apoio da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

Através de atividades como orações, encontros e missas, o NEC visa dar aos universitários a possibilidade de viverem a sua fé, não apenas na Igreja, em casa ou nos seus grupos de jovens, mas também na faculdade.

Este núcleo iniciou as suas atividades com a conferência “Liderança Cristã”. Dada por João Pedro Tavares, Presidente da ACEGE, e por Alexandra Neves, que faz parte da Direcção Nacional Executiva da mesma associação, a conferência realizou-se no dia 10 de março no Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI). Nesta defendeu-se que liderar deve ser um exercício de serviço e não de poder e que o critério de gestão deve ser o amor, em vez do lucro. “Foi muito bom ver a sala cheia de pessoas que querem marcar a diferença”, revelou Matilde Limbert.

Dentro do próprio campus da NOVA SBE, existe uma Igreja, a Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Conceição de Campolide. Além disto, esta faculdade tem vários estudantes católicos, realizando-se a Missão País duas vezes por ano. Este é um projeto católico que ocorre em várias faculdades do país e que atrai milhares de jovens anualmente que partem em missão para viver a fé através do serviço. “São semanas de apostolado e de ação social intensivos que decorrem entre o 1º e o 2º semestre”, de acordo com o seu site oficial.

Além do Núcleo da NOVA SBE,  existem mais dois. O Núcleo da Faculdade de Ciências Socias e Humanas (NEC FCSH) já existe há seis anos e atualmente é presidido por Matilde Bonvalot, estudante do segundo ano de Línguas, Literaturas e Culturas. Também a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) tem um Núcleo, ou melhor, o Nuca. Este termo designa a parte detrás do pescoço, tendo como referência a Anatomia, uma das cadeiras do curso de Medicina, e também a junção da primeira sílaba das palavras “Núcleo” e “Católico”. O Nuca começou há quatro anos e tem como Presidentes Gonçalo Perry da Câmara e Constança Oom, ambos estudantes do segundo ano de Medicina.

 

Partilhe.

Sobre o/a autor/a

Na esperança de mostrar às pessoas que não temos acesso a toda a informação, decidi transformar a minha paixão pela escrita numa profissão. Acredito que a forma como vemos o mundo está toldada sobretudo pelos interesses de minorias, ainda que nos façam crer o contrário. O desejo de mudar esta realidade foi um dos motivos pelos quais decidi perseguir o sonho de ser jornalista. Existe um enorme “backstage” por descobrir e eu pretendo revelá-lo, por mais utópico que este objetivo possa parecer.

Envie uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.