Alunos da NOVA a caminho de Fátima

0

O que motiva um universitário a peregrinar a Fátima em pleno mês de Junho, podendo aproveitar para descansar, ir à praia ou estudar para os exames?

O Núcleo de Estudantes Católicos (NEC) da FCSH/NOVA está a organizar a sua primeira peregrinação a Fátima. Os universitários partem no dia 8 de Junho de Lisboa e regressam no dia 12. O objetivo da peregrinação é ajudar os jovens a meditar e apensar no que é verdadeiramente importante para eles.

Matilde Bonvalot, de 20 anos de idade, é a coordenadora do NEC há um ano. Considera que organizar a primeira peregrinação vai ser “uma aventura”. “O NEC já tem alguns anos, mas foi apenas neste que começámos a investir mais em programas semanais, mensais, e outros pontuais. A peregrinação será o ponto alto do nosso segundo semestre”. Os jovens partirão de Lisboa (local exato ainda em estudo) e vão caminhar até ao santuário de Fátima durante quatro dias, acompanhados pelo padre Nuno Amador, responsável pela pastoral universitária. Vão ser-lhes proporcionados vários temas que os ajudem a rezar e meditar durante o percurso. Haverá também muito tempo para conviver e fazer novas amizades com pessoas que partilham os mesmos ideais e convicções.

António Telles Costa, estudante de Arqueologia na FCSH/NOVA, já reservou essa semana na agenda para se juntar ao NEC na peregrinação. Para ele, a grande razão que o motiva a fazer a caminhada é a fé. “Saber que quando voltarmos vimos de lá cheios. Cheios de quê? Não sei, talvez de uma alegria que não tem explicação e que todos podemos experimentar.”

O estudante afirma também que para além de encontrar muitas respostas para a sua vida, encontra-se a si mesmo. “Cada vez que faço uma peregrinação, sinto que me encontro a mim mesmo. Cada testemunho que ouvimos, cada experiência que vivemos, cada partilha que fazemos e cada amigo que trazemos para casa. São estes momentos e estas amizades, as chamadas ‘amizades em Cristo’, que nos fazem crescer e saber o que queremos.”

O NEC da FCSH/NOVA foi criado em 2011 depois do primeiro ano de Missão País na faculdade. A Missão País é um projeto católico que organiza e desenvolve Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal: de Braga a Beja passando pelo Porto, Lisboa e Coimbra. Trata-se de uma semana de acção social que decorre entre o 1º e o 2º semestre na qual, todos os anos, milhares de jovens dão testemunho da sua fé pretendendo mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço aos outros.

Inspirados na semana de Missão, alguns universitários da FCSH/NOVA consideraram importante criar um grupo de onde surgiram varias iniciativas sociais: terço às quartas-feiras na faculdade, almoços, missas para universitários, convívios e agora a peregrinação anual. Segundo a coordenação atual do NEC, “o objetivo é contribuir para formar católicos coerentes com a fé que se destaquem pelo seu compromisso com a Igreja, com a sociedade e com o estudo”. O NEC tem vindo a crescer e atualmente conta com quarenta membros.

A peregrinação é aberta a todos os universitários independentemente da faculdade que frequentam. Porém, é dada prioridade na inscrição, entre os dias 5 e 25 de Maio, aos estudantes da FCSH/NOVA, pois as vagas são limitadas. Os alojamentos e outros pormenores de logística ainda estão por definir.

Partilhe.

Sobre o/a autor/a

Maria Calderón

Envie uma resposta

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.